sábado, 4 de fevereiro de 2012

Grande Mercado da Cultura Livre - Por Raquel Santos



Por Raquel Santos
Fotos: Pablo Murilo

Feira é lugar de encontrar pessoas, frutas frescas, roupas, comer pastel, tomar caldo de cana. É também espaço de escutar sons urbanos, de ouvir o vendedor chamando seus clientes para provarem e escolherem seus produtos. Lugar de tudo e todo tipo de gente. Em Custódia, a feira livre é um grande mercado de rua que acontece todas as segundas-feiras onde principalmente a população da zona rural abastece suas casas e resolve pendências em bancos e clínicas médicas. Na última realizada ontem (30), o público pode presenciar uma novidade: o projeto “Cultura Livre nas Feiras”. 

Uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) que tem por objetivo valorizar a linguagem dos artistas populares que atuam nas feiras livres de várias cidades do interior. Cerca de cinquenta municípios integram o levantamento que está sendo realizado pelos técnicos da Fundarpe nas quatro macrorregiões do estado – Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. 





Em Custódia, quatro atrações proporcionaram a Feira mais cores, tradição, música e alegria. A primeira delas a se apresentar foi à trupe de palhaços Treloso, Trelosinho e Fumaça que no meio dos corredores das barracas animavam e ajudavam os feirantes a venderem suas mercadorias. Em seguida, um cortejo de maracatu convidava as pessoas para conhecerem o grupo “Luar do Sertão”. Outra apresentação com artistas locais foi a de Netinho, um garoto de 16 anos que toca como um mestre a sua sanfona. Para encerrar, o sanfoneiro Eduardo fez alguns tímidos mostrarem movimentos de dança com seu forro pé de serra. Vida longa ao projeto “Cultura Livre nas Feiras”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes