segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Setembro na memória e na alma



Quem não se lembra da Semana da Pátria, incluindo o dia 11 de setembro, aniversário da nossa querida cidade? Acaso, consegue esquecer os hinos do Brasil, grandes ícones do sentimento nacionalista, cantado todos os dias, antes de entrar na escola, em fileiras organizadas pelas professoras, sob o olhar vigilante da Diretora? E, da alvorada que nos acordava mais cedo, lembrando nosso compromisso cívico? Papai, quase sempre, nos acordava antes da difusora. Afinal, ninguém podia se atrasar, caso contrário, corria o risco de ficar fora do desfile, e isso ninguém queria. Outra coisa muito importante era tomar, um bom, café da manhã, prá não dá “bilora” (O mesmo que perder os sentidos; desfalecer; desmaiar). 

Impossível esquecer o fardamento engomado, impecavelmente, e colocado embaixo do lastro de nossas camas para não amassar. Tudo era motivo de alegria e felicidade! Os desfiles pelas principais ruas de Custódia, até chegar a Prefeitura. A bandinha, o verde - amarelo das ruas, o branco do meio fio (pintado especialmente para a ocasião), o orgulho estampado no rosto da minha mãe ao ver-me na sacada da prefeitura, recitando poesias de Castro Alves, Gonçalves Dias, Cassiano Ricardo, entre outros. 

A voz extraordinária de Zé Melo, anunciando a chegada das escolas dizia mais ou menos assim: “Vamos aplaudir os alunos da Escola General Joaquim Inácio, desfilando, GARBOSAMENTE, pela Praça Pe. Leão, num gesto de entusiasmo e amor à pátria...” Essa semana, falando ao telefone com Zé Melo, recordei esse momento. 

Afora a repressão política da época, vivida em todo o Brasil, as lembranças da Semana da Pátria, em Custódia, ficarão para sempre em minha memória. 

PARABÉNS CUSTÓDIA! EU TE AMO!
Leônia Simões

4 comentários:

Anonymous disse...

Leônia.
"GABORSAMENTE, é ótimo.
Eita Ze Mello....
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

Anonymous disse...

Fernando:

Quando Leônia me telefonou, ela usou o termo correto:GARBOSAMENTE. No entanto, ninguém é infalível, e ela errou na grafia no texto. Eu mesmo já cometi erros bobos, e acho perfeitamente normal. Afinal, errar é humano. O Termo acima, sempre usei corretamente:GARBOSAMENTE, como podem atestar algumas gravações que ainda guardo.

Um abraço

J.Melo

Leonia disse...

PAULO,

Peço a gentileza de fazer a correção no texto sobre o aniversário de Custódia, acrescentando o "errezinho" de "GARBOSAMENTE" que deixei escapar quando o digitei. Acho que você também não percebeu na hora de postar. Quanto ao Fernando, agradeço pelo feedback, importantíssimo nas relações interpessoais. Aproveito também para agradecer a Zé Melo pelo esclarecimento correto e oportuno.
Um grande abraço a todos.
Leônia

Anonymous disse...

Oi Zé.Meu Rei.
Entendi como tendo sido um descuido, por isso,comentei mais como brincadeira claro, que como crítica, já que ela colocou o "GABORSAMENTE" em destaque.
Nada demais, até porque naqueles tempos, se pedia na difusora o chorinho COME E DORME, e se ouvia COME E DROME.
Abrs.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes