sábado, 29 de outubro de 2011

Entrevista com Humberto Guerra (jan/2010)


Por Paulo Peterson

Blog Custódia Terra Querida Humberto inicialmente gostaria que você nos falasse onde você nasceu, e como foi a sua infância e quais recordações tem dessa época?

Humberto Guerra – Sou do Distrito de Maravilha, nasci no Hospital e Maternidade de Custódia. A minha infância, posso dizer, foi de alegria, brincando como criança, aproveitando o que a natureza nos oferece. Hoje o mundo vive a crise do hamburguerismo, onde todo mundo quer tudo pronto, vive a era da informação, em que as crianças vivem em frente a um computador o dia inteiro, muitas vezes, nem brincam com os jogos de costumes, brincando de bolinha de gude no tapete. A infância precisa ser bem aproveitada.

BCTQ - Apresente-nos seus familiares, onde reside boa parte deles, e o que fazem atualmente.

HG – Sou da família Guerra, por parte do meu pai, onde todos moravam em Maravilha, há décadas atrás. Tem também a origem Brás. Atualmente a maior parte se encontra em diversos pontos do Sudeste, principalmente em São Paulo. Por parte da minha mãe, sou da família Figueiredo, Campos, Fernandes, Valeriano. Da família do meu pai alguns exercem a função de cozinheiro, profissões típicas do nordestino que vai para São Paulo. Outros são da construção Civil, vigilantes, entre outras. Por parte da minha mãe tem o médico Zé Wilson, que é dos Figueredos, outros são professores.

BCTQ – Quais são as maiores lembranças que você tem de Custódia da época em que residia aqui.

HG – Sinto falta no Rio de Janeiro da cultura Nordestina, uma boa conversa na porta de casa, deixar minha filha Beatriz brincar em frente de casa de maneira calma, sem se preocupar com a violência. Sinto falta de conversar com amigos verdadeiros, que gostam de cultivar uma boa amizade. Quando chego a Custódia, vou as casa de meus melhores amigos para dar um abraço. Gosto de amizades. Sinceras!!

BCTQ – Por que você decidiu ir morar em outro estado. Quais foram às razões?

HG – Sempre gostei da arte, sabia dos nomes dos atores, assistia ao Vídeo show. Ficava atrás da televisão imitando os artistas, meu pai não gostava dessa atitude. Quando fui rumo a São Vicente, percebi que era a cidade que estava perto dos grandes centros de Teledramaturgia. Em Seguida me deparei em São Paulo com um curso de Interpretação para TV, com Ignácio Coqueiro, porém, fiquei até com medo de fazer a matrícula, isso porque me sentia com medo. Tive coragem, e fiz. Digo sempre para qualquer pessoa que está começando um projeto, iniciando uma carreira, não tenha medo, vá em frente!

BCTQ – Fiquei sabendo que você tem grande interesse em revelar novos talentos locais para o teatro. O que pode falar sobre isso aos nossos conterrâneos.

HG – Estou com sede de transmitir o que sei um pouquinho, tanta gente gostaria de se envolver com as artes, e para isso é preciso ir para outras cidades, como fiz. As cidades participam de tudo pronto com relação à cultura. Porque não produzir nossos próprios curtas, documentários, filmes. Temos atores de verdade, dentro de Custódia, temos cantores, artistas talentosos. Falta alguém que veja isso e se interesse. Estou chegando para somar.

BCTQ – Como sua esposa e família lida com a sua profissão?

HG – É difícil, é uma profissão que envolve sentimentos. O ator tem que ter o pé no chão. Alguns artistas vivem de fachadas para viverem da mídia. Prefiro o meu casamento abençoado a fama efêmera. Em qualquer profissão não se pode envolver com a vida pessoal.

BCTQ – Quais os papeis na TV, Filmes, Peças Teatrais e Documentários você já participou?

HG – Na Globo, participei do Linha Direta, da Diarista, América, Celebridades, Paraíso, Ciranda de Pedra, Malhação e Duas Caras. Na Record, fiz Poder Paralelo. Este mês (janeiro/2010) vai ao ar uma propaganda que fiz para a SKY. No Teatro participei das montagens: Quem casa quer casa, os Ciúmes de um Pedestre, de Martins Pena, Viúva, porém Honesta, de Nelson Rodrigues, entre outras. Dirigi um documentário falando sobre o racismo.

BCTQ – Quais os planos para 2010 em sua profissão?

HG - Por enquanto, aguardo respostas, não digo desempregado porque desde que você invista na carreira, esteja fazendo alguma coisa, está trabalhando.

BCTQ – Humberto como você descobriu o blog Custódia Terra Querida? O que mais te atraiu nele?

HG – Minha irmã me indicou, acabei gostando pelo fato de ser um blog que mostra a cara de Custódia, as matérias são interessantes, inteligentes. A direção do blog tem cultura. Parabéns!

BCTQ – Qual a mensagem que você deixaria para alguém que quer seguir seus passos como ator?

HG - Estude. Faça um bom curso, e não espere que as coisas aconteçam, qualquer profissional tem quer ter sensibilidade para entender o mundo, o ator mais ainda.

BCTQ – Fique á vontade para deixar suas considerações finais.

HG - Estou feliz em visitar a minha cidade. Percebo que muitas coisas mudaram, a gestão tem a capacidade de investir em cultura. Espero que as pessoas lutem pelas causas sociais, pelo povo. Pelo fato da cidade possuir muitos empregos, o momento é este. Quando lutamos por algo, algo muda em uma sociedade.

Obs: Entrevista foi realizada em janeiro de 2010, nessa época, Humberto ainda não tinha retornado para morar em Custódia novamente.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes