domingo, 9 de outubro de 2011

1º Festival de Teatro da Casa das Juventudes de Custódia


A Casa das Juventudes é um espaço de articulação e aglutinação dos diversos coletivos juvenis de um município. O Governo do Estado fez uma ação inovadora implantando espaços públicos municipais voltados aos jovens. Em Custódia, o resultado tem sido os melhores possíveis. O destaque maior dentre vários projetos já realizados em nossa cidade,  foi à peça O Cristo da Paixão, realizado durante Semana Santa. Destacando ainda o filme “Grandes Amigos”, "Cantada de Natal", oficinas de dança e teatro.

Com uma grande quantidade de jovens atores mirins e adulto, a direção da Casa das Juventudes, resolveu coloca-los em ação perante o público, motivo esse para a realização do 1º Festival de Teatro da Casa das Juventudes de Custódia. Realizado no dia 08 de Outubro, no Auditório da Secretaria de Educação.







Na programação da noite, as peças “Pluft, o fantasminha camarada”, “O pior caminho”, “Eu chovo, Tu Choves”, “O pescador”, ”Retratos de uma juventude” e “As desgraças de uma criança”, esta última, encenada com grande sucesso na cidade de Cabrobó no mês de setembro passado. 

A produção do evento caprichou no pequeno palco disponível, cada peça tinha um cenário diferente, iluminação, todos com uma boa sonoplastia e gelo seco em algumas cenas. Em média cada peça tinha entre 20 a 30 minutos.

Sobre as peças apresentadas, “Pluft, o fantasminha camarada” mereceu destaque pelo cenário e pelo figurino. “O pior caminho” apresentou uma reflexiva mensagem sobre as drogas. “Eu chovo, Tu Choves” com atores mirins, foi à primeira comédia da noite, um show de interpretação, texto e figurino ilustrado. “O pescador”, com atores mirins da Escola Descobrir e Criar, levando novamente uma mensagem conscientizadora sobre a natureza. ”Retratos de uma juventude” citaram mais uma vez as drogas entre os jovens e por fim, “As desgraças de uma criança” comédia com adolescentes, uma das mais aplaudidas da noite.




No final, a Comissão Julgadora convidada, da qual fiz parte, entregou placas e prêmios simbólicos aos jovens atores que se destacaram em suas apresentações.

Por fim, foi visível nas feições do público presente, dos pais dos atores, e de toda a Comissão Julgadora, a satisfação em conferir de perto, o nível do trabalho desempenhado pela CASA DAS JUVENTUDES de Custódia. Esperamos que a trupe se apresentem por todo o município, principalmente na zona rural.

Parabéns à Lenilza Pereira Lopes, a Humberto Guerra, e a todos envolvidos, direta ou indiretamente ao trabalho da CASA DAS JUVENTUDES. O apoio dado pela Secretaria de Educação do Município e pela Prefeitura Municipal aos jovens de nosso município, tem obtido resultados satisfatórios em termos de politica pública.




DESTAQUES











1 comentários:

Anonymous disse...

Naõ recordome de ter ai em Custódia,um espaço para encenações teatrais mas especifico um teatro-escola ou mesmo um local apropiado para artes,aqui onde moro é o contrario temos espaço mas não temos arte nem movimentos e nem a população tem intereçe no que si diz respeito a arte dramaturgica teatral ou quais quer outro tipo de manifestação de artes,mas culpa da população local (mim incluo)mas Custódia é diferente tem gente que ama arte e tem cultura local de sobra um material para ser explorado, mas creio que esta na hora de um espaço propio dedicado aos eventos assim como um ''sambodromo'' no rio ou em são paulo ou mesmo aqui na região amazonica como em Parintins-AM ou o flor do maracuja Porto velho -RO
encabecem um projeto junto aos ministerio competente ai sim vão ver que alavancada tera nossa Custódia, abraços meus queridos da querida Custódia!


Dannylo Ruithe

dannyloruithe@hotmail.com

Espigão Do Oeste/RO

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes