quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Distrito de Maravilha-PE




Origem do nome

Deu-se o nome Maravilha por ter sido um lugar acolhedor e transbordado, deixando todos os visitantes encantados que chegavam a falar: “Que Maravilha!”. E assim teve inicio a história da Maravilha.

MARAVILHA, Distrito o Município de Custódia, Pernambuco tem uma história. Tudo começou no ano de 1934, assim descrito:

Chegou a primeira professora a Maravilha, vindo de Custódia, sendo a mesma irmã de Chinelôn, conhecido como homem da “lei”. Em seguida veio outra, chamada Conceição, esposa de Zé Quebra Unha, e assim, foram chegando outros professores.

Primeiros Moradores

A primeira família a morar neste lugar foi a Cruz. Marcos e Rosa, há cerca de duzentos anos atrás, vieram do Sítio de Dona Rosa. Em seguida tivemos: Raimundo Pedro Juvenal, Manoel Leandro, Justino Leite, Cicero Inato Nogueira, Sebastião Bezerra e Miguel Justino. Os mesmo com suas famílias formadas necessitavam de uma professora.

Primeiros trabalhos

Surgiram do Armazém Bulandeira de descaroçar algodão. Nessa época, plantava-se algodão preto, a lã, extraída, descia para Arcoverde, Sertânia, Recife etc. para fabricação de tecidos. O caroço era jogado fora para os animais comer, pois ainda não se sabia das utilidades e comercialização desta semente. Depois veio a usina de caroá para fazer roupas, barbantes, etc. As roupas ficavam ótimas, prontas para usar. Mas logo veio a praga do algodão, tomando conta de toda plantação, trazendo assim para a região um grande prejuízo para todos os seus moradores.

Agricultura

Os agricultores ficaram plantando feijão e milho, para custear as despesas e para seu próprio consumo. Os a nos mais favoráveis ao agricultor foram: 1934, 1935,1937 e 1940, com boas colheitas para todos. E os menos favoráveis foram: 1936 1938 e 1939 onde muitos agricultores deixaram suas propriedades e de deslocaram para outros centros. Seus transportes eram os próprios animais, até alcançarem uma cidade mais desenvolvida e assim pegar o primeiro “Pau de Arara”.

Surgiu então o primeiro veiculo em Maravilha. Era o meio de transporte do Padre de Floresta, que vinha celebrar as missas. O veiculo foi apelidado de vinte e nove, pois era o ano de sua fabricação. O primeiro morador da Maravilha a possuir veiculo, foi o Sr. Sebastião Bezerra, em seguida o Dr. Adauto Pereira e assim sucessivamente vieram muitos outros.

Apelido

Chegaram duas moças muitos bonitas, de Mata Grande, uma delas chamava-se Madalena...dai então as pessoas ficavam chamando de Madalena da Maravilha.

Igreja

Foi construída pelo Sr. Adelino, com a ajuda de outros moradores, como: os Srs.: Antônio Pedro da Silva, Elias “o motorista” do Padre, Padre Luiz e muitos outros. Também foi construído um chafariz e um armazém, por um mestre de obras chamado Patrício. O primeiro mecânico chamava-se Augusto, e também fez parte da história da Maravilha, colaborando com os consertos que iam surgindo, bem como os marceneiros: Augusto Libório e José de Souza, estes fizeram os primeiros trabalhos utilizando a madeira.




Os primeiros fatos ocorridos

Fazendeiros: Zé Mataverde, Francisco Cachoeira Paraibano, Lourenço da Malhada, etc.

Vaqueiros: João Pereira, esposo Dona Demessa, Antônio Mata Verde e Augusto Honório.

Sanfoneiros: Vicente Bastos Medeiros, Pedro Bilicarte, etc.

Médico: Dr. Natalício, da cidade de Sertânia.

Cirurgia: Diolina Braz.

Prefeito: Inocêncio Lima, de Betânia, pois Custódia pertencia a este município.

Energia: a motor no ano de 1961.

Relógio: Sr. Antônio Joaquim

Feira: foi em uma quarta feira, 06/12/1933.

Rádio: foi o primeiro meio de comunicação, pertencia ao Sr. Adalberto. Muitas famílias iam a sua casa para ouvir o repórter.

Bicicleta: foi Sr. Adalberto o primeiro a comprar, por dois contos de réis, o mesmo alugava ao preço de dois, três e quatro tostões dependendo do passeio.

Televisão: foi trazida por Zefinha Dina, que veio de São Paulo e trouxe de presente para sua mãe, e assim abriu o caminho da modernidade, trazendo a imagem do mundo lá fora.

Hoje, podemos desfrutar de outros meio de comunicação, como: Correios, telefones, parabólicas, cinemas, computadores etc.

Maravilha é realmente um encanto, uma MARAVILHA!

Vendas

As primeiras vendas para servir a comunidade de Maravilha e seus arredores era dos senhores: Raimundo Pedro, Antônio Simão e Manoel Leandro. A bodega do Sr. Raimundo Pedro foi atacada pelos cangaceiros, mas quando os mesmos chegarem, o Sr. Raimundo se afastou deixando seu cunhado Sebastião Braz para assumir seu lugar. Os cangaceiros fizeram as compras e pagaram direitinho. Logo que os cangaceiros foram embora, Raimundo assumiu a bodega novamente. Lampião começou a frequentar Maravilha em 1935 e todos os anos a visitava. Sempre respeitando os seus moradores, até ir embora de Pernambuco em 1938, para a Bahia. Manoel Neto Capitão prendeu Antonio Joaquim e Manoel Leandro porque eles apoiaram Lampião. Eles foram presos em Serra Talhada.

Participaram EspecialRaimundo Pedro, Sebastião Braz e Manoel Prefeito

EscritorasMaria Sueli N.P. da Silva e Josefa da Silva Rezende



2 comentários:

ERICA KALINNE disse...

Me emocionei com essabhistoria tão linda...que Deus abençoe a esse povo que faz jus ao nome... MARAVILHA EU TENHO ORGULHO!!!!

Anonymous disse...

Erika.
Vç é estreante no blog.
Apareça com mais frequência.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes