terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cine Mandacaru no G1 Pernambuco


Cine Mandacaru estreia em PE com curta produzido por jovens cineastas
Filme foi resultado de uma oficina de férias feita por jovens de 14 a 29 anos.
Mostra é gratuita e acontece nesta terça-feira, em Custódia, no Sertão.
Cínthia CarvalhoDo G1 PE


Nesta terça-feira (15), a produção cinematográfica vai movimentar o município de Custódia, no Sertão de Pernambuco. A primeira edição do Cine Mandacaru tem início às 18h30, na Praça Padre Leão, no Centro. Na mostra gratuita, serão exibidos três filmes, entre eles um curta-metragem produzido por jovens da cidade sertaneja, que fica a 340 km do Recife e não dispõe de salas de cinema ou locadoras de vídeo.

O documentário ficcional “Casa das Juventudes” foi um resultado de uma oficina promovida por um projeto social do Governo do Estado, que leva o mesmo nome. A ação tem o objetivo de promover e incentivar a cultura, com a construção de espaços públicos com salas de informática, cinema, arte e outras atividades. O curso foi realizado durante as últimas férias escolares e contou com a participação de 23 jovens, com idades entre 14 e 29 anos. A maioria nunca havia entrado em uma sala de projeção antes.

De acordo com a cineasta Kel Bastos, uma das organizadoras do Cine Mandacaru, o objetivo do evento é levar mais informação sobre a produção cinematográfica aos jovens do Sertão pernambucano. “Durante as oficinas, a gente trabalhou a introdução ao cinema, porque eles não têm contato com esse cenário aqui em Custódia. Então introduzimos o cinema nacional, trazendo o tema para o universo de Pernambuco, especificamente o Sertão”, conta ela, que também é jornalista, e veio de Belo Horizonte (MG) para participar do projeto.

O curta-metragem tem um minuto e foi filmado no próprio ambiente onde aconteciam as aulas, o espaço Casa das Juventudes. “Eles produziram o roteiro, filmaram, fizeram tudo. O Cine Mandacaru é um resultado do trabalho deles. Gostaria muito que aqui em Custódia tivesse uma sala de cinema. O nosso objetivo é criar um cineclube e promover debates, mostras, oficinas sobre a produção fílmica”, afirma Kel Bastos. Junto ao publicitário e fotógrafo Pablo Murilo, Kel supervisionou os alunos em toda a produção e execução do filme.

Além do curta-metragem produzido pelos participantes da oficina, serão exibidas as produções “Menino do Catimbau”, cedido pelo Cine Sertão – Audiovisual Estudantil, de Salgueiro, e o longa-metragem “A Máquina”, do diretor pernambucano João Falcão. O evento conta, ainda, com apresentações de samba de coco, dança típica da região, e declamação de um cordel, também produzido por jovens do projeto Casa das Juventudes.

Serviço:
1º Cine Mandacaru
Dia 15 de novembro de 2011, a partir das 18h30
Praça Padre Leão, em frente à igreja matriz São José, centro de Custódia, Sertão
Entrada franca



Link do G1 PE - http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/11/cine-mandacaru-estreia-em-pe-com-curta-produzido-por-jovens-cineastas.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes