sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1º Manifesto Rock de Custódia 2011



Por Paulo Peterson

O ano de 2011 já é um dos mais movimentados em termos de eventos culturais realizados. Tivemos teatro ao livre, exibições de filme nas ruas, sarau, Folclore, aula com Ariano Suassuna entre outros. Isso sem contar o calendário anual de festas tradicionais. Fora isso uma extensa quantidade de shows forró, brega e arrocha estilos predominantes na maioria dos eventos. Faltava um evento que preenchesse a lacuna de um público que curtisse música alternativa, como por exemplo, o rock.

Visando acabar com isso, foi idealizado o Manifesto Rock, pelos jovens Tiago Yones e Augusto Moraes. Mesmo com desconfiança de alguns e a possibilidade impossível de realizar um evento deste porte na cidade, os dois caíram em campo, ou seria porta a porta, contando com grande ajuda do comércio local. Valeu o esforço, diante da resposta positiva, o evento foi confirmado.



A data escolhida foi 11/11/11, dia para entrar na história, como o dia do primeiro evento de rock de Custódia. A primeira edição do Manifesto Rock contou com a participação de seis bandas, foram elas: Doppamina (Serra Talhada), Write Love (Recife), No Clear (Afogados da Ingazeira), Doyoulike?(RS), Serpentarius (Caruaru) e Cambembes (Recife). O local escolhido foi o CLRC.



A primeira banda a se apresentar foi a Doppamina, criada em 2006 fez uma apresentação com músicas próprias, e alguns covers, dentre eles Raul Seixas, Barão Vermelho, Green Day, Raimundos, Ira entre outros. Sacudiu o pequeno, porém empolgado público que já se fazia presente à frente do palco.



Em seguida entra em cena a Write Love. O grupo foi surpreendido pelo público cantando várias de suas canções. Mandou super bem numa apresentação coesa. Saíram do palco surpresos em saber que em Custódia existia uma grande quantidade de fãs de sua música.



Vindos de Afogados da Ingazeira, a NO CLEAR manteve a pegada das atrações anteriores, fizeram um show certeiro e competente, mostrando segurança de palco, e muita experiência.



A mais aguardada da noite, os gaúchos do DOYOULIKE? Subiram ao palco com a platéia ansiosa pela sua apresentação. Na verdade, o grupo já tinha o público em suas mãos, graças a boa divulgação de suas músicas através dos produtores do evento, foi só começar seu set para todos cantarem juntos. Mandaram super bem, mostrando à todos o nível profissional da banda.



Passava das 2h da matina, quando fui chamado ao palco, para proferir algumas palavras sobre a banda Serpentarius surgida em Custódia, em 2001, e para falar do seu fundador e homenageado da noite: Hugo Melo (in memorian). Parabenizando os produtores pela realização pioneira do evento na cidade. Salientando a importância de o município disponibilizar no futuro, pólos diversificados de música em seu calendário anual, como é feito em atualmente em cidades vizinhas. No final, dediquei a Hugo o festival. Era um grande sonho dele como meu, ver eventos de rock na cidade, e esse dia chegou. Momento de muita emoção entre os familiares, principalmente a viúva Elayne Melo.



A apresentação da Serpentarius tirou ainda o último folego de quem esperou até aquele horário. Seu repertório formado por clássicos do rock de bandas como: Deep Purple, Back Sabbath, Rush, Jimi Hendrix, Van Halen e Kiss, sacudiu à todos, numa apresentação enérgica.

A última banda foi a Cambembes de Recife, o grupo fez sua estréia em palco. Prejudicada pelo horário, quase com o dia amanhecendo, passou por cima das adversidades e do cansaço, fazendo uma apresentação profissional, respeitando o publico que ainda se fazia presente ao CLRC.

Esperamos que mesmo diante das adversidades encontradas, os produtores do evento, não desanimem e no próximo ano, possamos conferir a segunda edição do Manifesto Rock. Que tal a data 12/12/12? Se houve erros, também tiveram acertos, e mais do que isso, ATITUDE para realizar um evento deste porte numa cidade sem tradição para shows de rock. Público já mostrou que tem. Parabéns a Tiago, Augusto, Tomas e outros que tornaram possível essa noite memorável para os admiradores desse estilo apaixonante que é o Rock and Roll. 

3 comentários:

Anonymous disse...

Depois de tantos adjetivos para descrever o Manifesto me falta criatividade para colocar aqui mais um comentário. Enfim, fora realmente uma noite surpreendente, cara, libertadora - pode crê. De diversas formas ela conseguira ser única, soar única. Era uma noite sem máscara. E eu me orgulho disso. Não um orgulho qualquer, de prepotencia, superioridade e tals. Um orgulho de trabalho cumprido, de satisfação.

Como havia dito, no Manifesto, era uma noite de ápices. Não sei como as coisas além daqui funcionam. Até tenho minhas crenças, mas esse não é o lugar. Mas na real, Hugo esteve presente. Sempre. Foi parte da chama que impulsionou a muitos. Ele é transcendente. Isso mesmo. Quanto à noite. Das 21H30, aproximadamente, às 05H00. O plural habitava. Humanos entravam e suas expressões mudavam (acho que a dor ficava da portaria pra trás), e é engraçado, mas mesmo quem não conhecia era amigo. O rock unifica, cria laços - Tiago Yones, meu irmão, que o diga. Ah, foi lindo. Cada acorde, cada potência, cada letra, cada grito, cada lágrima, enfim, é isso, valeu cada gota de suor.

E galera que perdeu, não permitam que isso aconteça no ano que vem. É, vocês fizeram falta. Em uma noite de personalidade, as suas fizeram falta. Pode crê. No mais, vamos suplantando a temática do Manifesto Rock 2012: "Dispa-se da hipocrísia antes que o mundo acabe". Obrigado às bandas que comporam a grade da primeira edição, aos patrocinadores, aos amigos que não deixaram de acreditar em nós, cara, a Deus (Obrigado Abba!). Vamo que vamo.

AUGUSTO MORAES
CUSTÓDIA-PE

Anonymous disse...

Beleza de evento.Beleza de comen tário.
Meu guru, Raul Seixas, o Raulzito,aonde estiver, deve estar eufórico sabendo que o Rock está cada dia mais vivo.
Custodienses que não visitam e/ou vivenciam o dia a dia da sua cidade, acordem. A fila anda e o passado ficou numa distância quase lunar.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

Academia de JIU JITSU A.C. disse...

Tiago e Augusto valeu mesmo por nós proporcionar um evento que manifesta-se o rock que nós tanto curtimos em nossa pequena cidade, apesar de não poder ter ficado ate o final do evento tendo que me deslocar até a cidade de Petrolina para disputar a IV Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu Jitsu na qual os atletas de custódia lutaram bem como das cidades vizinhas que fazem parte da mesma Equipe (CT Esporte Nova União - Arcoverde/Afogados da Ingazeira/Serra Talhada/Buíque/)(Família Gomes Jiu Jitsu - Caruaru) & (A.C. Academia de Jiu Jitsu - Custódia ).
Sei que perdi um ótimo show, Peso desculpa e já adianto ano que vem estarei lá novamente desta vez planejo ficar ate o final do evento. Valeu mesmo.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes