quarta-feira, 25 de abril de 2012

Associação Comunitária Cultural de Custódia - ACCC




A Associação Comunitária Cultural de Custódia - ACCC, fundada em 08 de agosto de 2011, tem como presidente o Sr. Antonio Galdino da Silva Filho, o popular Galdino da Banda que muito se empenha no desenvolvimento de projetos sócio educativos na área de socialização e comunitarismo, onde junto com a comunidade carente de Custódia, tem como objetivo combater a ociosidade evitando assim com que as crianças, adolescentes e jovens aproximem-se de drogas e alcoolismo, vícios e prostituição, que são os grandes males que atingem nossa população atualmente. A ACCC tem como meta o resgate da cultura popular de nosso Estado, resgatando e criando novos grupos culturais a ACCC vem desenvolvendo um trabalho árduo a mais de 20 anos, desde o inicio como ainda não era regularizada como associação, mas está na história da cultura de Custódia como a BAMUC - Banda Musical Unificada de Custódia, onde foram desenvolvidos diversos projetos em prol da cultura pernambucana em especial na área de musica instrumental.






Ao longo dos seus mais de 20 anos a BAMUC que hoje com a regularização passou a ser denominada de ACCC, se tornou um patrimônio assim como os outros grupos pertencentes a ela. Sendo parte do PROJETO TOQUE onde há a necessidade de desenvolver diversas oficinas como: Banda Musical/Marcial, Grupo Percussivo Batuketto, Grupo de Danças FREVARTE, Coral Vozes do Sertão, Time de Futebol Alvorada F.C., Grupo de Artes Marciais Defesarte, Bloco Carnavalesco Arroxe o Nó, e outras diversas oficinas nos vários segmentos da cultura tradicional. 

A ACCC vem junto com a comunidade aos vários setores da sociedade e dos demais poderes públicos lutar contra a falta de apoio e o não cumprimento da lei de apoio e incentivo a cultura em suas diversas formas e nas leis vigente em nosso pais, Estadomunicípio, sabendo que é difícil sua caminhada ela conta apenas com a vontade da comunidade onde foi declarada Entidade de Utilidade Pública, pela casa dos conselhos existente em Custódia, com o apoio do Conselho de direito e defesa da criança e adolescente. A ACCC sofre com o descaso e a falta de sensibilidade com a Cultura, em especial com a cultura popular, onde estão nossas origens e identidade, mesmo assim continuamos trilhando nosso caminho sabemos que é árduo mais que sabe um iremos alcançar e mostrar a todos que nossa luta não foi em vão! 

Esse ano já foram desenvolvido os projetos: Projeto Mascarados, com a confecção de diversas mascarados, Projeto Grupo Percussivo BAtuketto (formação de uma Escola de Samba), Projeto FREVARTE - Grupo de passistas de Frevo, Bloco Carnavalesco Arroxe o Nó e estamos nesse momento desenvolvendo o Projeto Toque com a formação de novos instrumentistas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes