domingo, 18 de março de 2012

18ª Missa de Vaqueiro de Custódia - Dia 17.03.2012


Fotos e texto: Paulo Peterson 

Um dos eventos mais aguardados da festividade do padroeiro São José é a Missa do Vaqueiro, este ano em sua 18º edição. O homenageado foi Zé Jorge, filho de Maria e Jaime Melo. A vaqueirama celebrou também o 4º Encontro dos amigos de Cajueiro, apelido de Nailton (falecido), filho de Zé Ailton e Nadja. Outros vaqueiros jovens foram lembrados, com várias camisas usadas por amigos ou familiares, como foi o caso em lembrança de Carlos André Campos e Carlos Eduardo Leite.

A concentração foi no bairro da Rodoviária, logo cedo era grande a quantidade de vaqueiros. Às 10h em ponto, partiram rumo ao Parque de Exposição. Uma carroça à frente conduzia o padroeiro São José, com dois carros de som de apoio, um com o padre Roberto Luciano e o outro pelo vaqueiro Divom Amorim.



Seguiram pela Avenida Inocêncio Lima, Praça Padre Leão, Rua Manoel Borba, Major Experidião de Sá e BR-232 até o Parque de Exposição Armando Wanderley da Fonte. O trânsito na BR ficou congestionado, não tirando o bom humor dos motoristas que passavam pela cidade naquele momento. Vários registraram o desfile da vaqueirama em seus celulares e máquinas digitais. 

Chegando ao parque, a vaqueirama acompanhou a celebração da Missa Campal pelo padre Roberto Luciano. Acompanhado pela comitiva de Vavá Machado e amigos. A missa alternava cânticos religiosos, com musicas que retratam a vida dos amantes do gado. Um grande número de vaqueiros acompanhou a missa, num calor acima de 40°.


Um dos momentos mais emocionantes é quando os vaqueiros ofertam seus objetos de uso diário. Cada um segue até a frente do palanque e entrega sua doação. Ao final, o padre Roberto entrega a cada um pedaço de queijo ou rapadura. A organização do evento está de parabéns mais uma vez, os responsáveis foram Gibran e Peru, com apoio do Padre Roberto Luciano e do Prefeito Nemias e prefeitura Municipal de Custódia. O encerramento foi com um grande almoço. 


Mais fotos


A tradição do Vaqueiro sertanejo está mantida. Fica apenas o desejo para que as chuvas cheguem nos próximos dias à nosso município.

1 comentários:

TANCINHA disse...

FOI MARAVILHOSA A MISSA TUDO DE BOM E BEM ORGANIZADA....PARABENS AOS ORGANIZADORES GIBRAM PIRU E OS OUTROS

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes