terça-feira, 6 de março de 2012

A uma certa rua de Custódia - Por Miguel Pedrosa



Por Miguel Pedrosa

Eu sei que tive um sonho, mas não me lembro de quando. Também não sei de que tempo era esse sonho, pois os sonhos não tem tempo. Sonhos são apenas sonhos. Uma experiência que insiste em aparecer na tela de minha consciência com uma força tão grande, como algo gritando, dizendo: não me esqueça, não me esqueça, eu também quero ser lembrado. E esse “eu também”, foi a chave, pois que as coisas desse sonho estavam relacionadas dentro de um contexto maior, ou seja, dentro de um outro sonho.

Então acessei os arquivos do sonho maior, e lá dentro, num cantinho da psique reservado às memórias ditas traumáticas, encontrei o meu sonho menor. Menor apenas pela ausência de importância que se dá as coisas que mexem com as nossas zonas de conforto. Pois fiquei chocado pela grandeza do seu miserável cenário. Principalmente por reconhecer o quanto este sonho tinha sido real e que, a mim que estava lá dentro, criança sem entender muita coisa, me diziam: não, não passe por ali. Você não pode passar por ali. É muito perigoso! Multidões de mosquitos esvoaçavam procurando o alimento purulento e farto naqueles olhos inchados. Eram olhos de seres humanos, principalmente de crianças. Crianças sujas e seminuas dividindo os espaços com porcos, galinhas e cabritos.

Também adultos de rostos sofridos, e entre eles mulheres grávidas de andar cambaleantes e fortes sinais de desnutrição na pele ressequida. O mundo deles era separado da outra parte do contexto, daquele mundo colorido onde a fartura e a alegria se mostravam em cada expressão de seus habitantes cheirosos e saudáveis. Das frestas do limiar entre aqueles dois mundos, uma cerca verde de avelóz encarregada de manter isolada aquela casta de infelizes, eu ainda não sabia que estava diante de uma das mais antigas situações que sempre fustigara os humanos desde sua aparição no planeta. Hoje eu sei que este sonho foi real e que ele estava dentro de um tempo também real. Que os olhinhos inchados e purulentos eram reais e de crianças reais e que toda aquela comunidade de homens e mulheres de ares sofridos existiram dentro de um cenário verdadeiro.

As nuvens de mosquitos que esvoaçavam dentro do cenário eram os responsáveis pela manutenção dos inchaços oculares, manifestação de um mal cíclico, mas que ali se tornara permanente, popularmente designado como “dordói” e que a medicina chama de conjuntivite, uma inflamação da membrana que recobre a parte externa do globo ocular e a parte interna da pálpebra. A falta de higiene em face das precárias condições gerais fazia com que os mosquitos encontrassem o sustento de sua sobrevida, ao mesmo tempo em que transportavam os vírus e as bactérias na colheita da rica safra patogênica.    

Eu sei que tive um sonho e agora me lembro de que o sonho era real. E por ser real estivera contido dentro dos parâmetros de tempo, espaço e sub-espaço: um tempo real do ano de 1950, contando os eventos históricos no espaço de uma cidade de nome Custódia no estado de Pernambuco, pertencente a um país rico e belo chamado Brasil. E o cenário de minha dantesca experiência, o *sub-espaço do meu sonho real chamava-se rua da **remela.

*Sub-espaço: figura de retórica usada para destacar a situação humilhante daquela área da cidade naquela década. ( observação do autor )          
                                                                                                                                             **REMELA s.f. Secreção viscosa, às vezes purulenta, que escorre das pálpebras; lipitude.
©Enciclopédia e Dicionário Koogan-Houaiss Digital 

3 comentários:

Miguel de Alexandrina disse...

Li A uma certa rua de Custódia, fiquei muito comovido. Parabéns Miguel Pedrosa, você tem uma mente muito fertil.

Anonymous disse...

Excelente seu texto Miguel Pedrosa. Fazia anos que não lia um texto igual a A uma certa rua de Custódia. Confesso que fiquei curioso em conhecer seu trabalho.Ah! Parabéns ao blog por esta publicação. Cultura pura!
Meu nome é Garrafinha, filho de Lilica/Bogotá/Colombia.

Anonymous disse...

Não obstante o excelente trabalho de memória literária, aliado a um saudosismo massacrante para quem viveu a época; o autor esqueceu de mencionar um importante detalhe, que peço "vênia" para mencioná-lo até porque faz parte da história remota da rua:
"Certo trecho da Rua da Remela era habitado pelas moças alegres que iniciaram muitos de nós nos caminhos fugídios do amor precoce."
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes