sexta-feira, 23 de março de 2012

“Feira de Troca de Experiências”, em Salgueiro (PE)



Salgueiro (PE) - “Acredito que não será uma plantação de uma única safra, mas sim uma plantação de safra contínua”, declarou a professora Rosimeire Silva da Escola Estadual José Leite de Souza, do município de Monteiro (PB). Ela participou da “Feira de Troca de Experiências”, em Salgueiro (PE). Para a professora, o Subprograma de Educação Ambiental nas Escolas do Projeto de Integração do Rio São Francisco representa um avanço na preservação do meio ambiente.

Vindos de vários municípios da área de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco, professores e estudantes aprovaram o espaço propiciado pelo Ministério da Integração Nacional. Professora de Língua Portuguesa, Rosimeire ressalta que hoje, os jovens estão críticos e bem mais sensibilizados com o meio ambiente. “O que foi repassado pela Educação Ambiental do Projeto atingiu principalmente os alunos”, concluiu a professora.

O evento, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, é idealizado pelo Programa de Educação Ambiental no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O objetivo é promover a troca de ideias e vivências pedagógicas entre as comunidades escolares, bem como avaliar os resultados alcançados pelo “Subprograma de Educação Ambiental nas Escolas” por meio da exposição dos trabalhos de mais de 600 profissionais de educação.



O professor Francisco de Assis Bezerra, da Escola Estadual General Joaquim Inácio, do município de Custódia (PE), afirma que o trabalho da equipe ambiental do Projeto foi responsável também pela mudança de comportamento da comunidade. “As pessoas estão mais conscientes com o uso da água”. Segundo o professor, a realização da “Feira de Troca de Experiências” fecha com “chave de ouro”, o trabalho realizado pelo Ministério da Integração.

“É possibilidade de criar um sentimento de meio ambiente nos espaços onde os alunos estão inseridos”, destaca o professor José Martonny, da Escola Municipal Darival Teles Cartaxo, de Mauriti (CE), no trabalho desenvolvido pelo Subprograma de Educação Ambiental nas Escolas. “O nosso primeiro passo foi iniciar uma limpeza nossa escola”, ressalta o professor.

Educação Ambiental - O Subprograma de Educação Ambiental nas Escolas, parte integrante dos 38 Programas Ambientais do Projeto São Francisco tem o objetivo de capacitar professores e coordenadores pedagógicos para a prática da educação ambiental no ensino formal. Como resultado, o Projeto São Francisco capacitou mais de mil profissionais nos municípios de Cabrobó, Custódia, Floresta, Salgueiro, Sertânia, Betânia, Terra Nova e Verdejante, em Pernambuco; Cajazeiras, Monte Horebe, Monteiro e São José de Piranhas, na Paraíba e Brejo Santo, Barro, Mauriti, Jati e Penaforte, no Ceará. Ao todo, serão investidos quase R$ 1 bilhão em ações socioambientais.

Fonte: Ministério da Integração Nacional

1 comentários:

Anonymous disse...

Só temos a agradecer ao pessoal da CMT Ambiental, por nos proporcionar essa troca de experiência e vivência pedagócgica durante todo o ano de 2011, nos quatro módulos do Programa de Educação Ambiental, tendo a culminância com a Feira de Troca de Experiência,em Salgueiro-PE. Nossos agradecimentos às Educadoras Ambientais Fabiana, Ana Paula e Juliana e Pablo Murilo, sem esquecer da sra Alda e todos os profissionais da CMT Ambiental.
Francisco de Assis Bezerra de Morais

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes