sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Bacamarteiros de Custódia


Apresentação de grupo de bacamarteiros em frente a matriz de São José, dia 14 de março à noite, durante festividades do padroeiro local. O grupo é formado por senhores, que mantém a tradição do bacamarte viva em nosso município. Todos são autorizados pelo exército para manusear essa arma de fogo curta, de cano largo e curto, reforçada na coronha.




O bacamarte de amurada é uma das armas mais especializadas em uso nos séculos XVIII e XIX. Era de grande calibre, pois seu objetivo era espalhar uma carga de chumbo grosso (de 20 a 40 balins de cerca de 10 mm de diâmetro) contra massas de tropas. 


Devido a esta poderosa carga, era uma arma muito pesada, havendo exemplares com 15 quilos ou mais de peso. Por causa desse peso a arma chamava-se "de amurada", pois tinha um espigão central, sobre o qual ela era colocada na amurada de navios, em furos existentes, pois o seu disparo do ombro do atirador era impossível.



Final da apresentação, nesse momento todos os bacamarteiros atiram, o barulho dos tiros juntos é ensurdecedor. Reparem que até alarme de automóveis próximo disparam.




O Sr. Manoel Padeiro do Quitimbu é um dos organizadores do grupo de bacamarteiros, segundo ele a tradição no município não pode acabar, por isso ainda está a frente do grupo.

2 comentários:

Luiz G Siqueira Amaral disse...

Parabéns Sr. Manoel o Sr. é o maximo, meu pai tem um bacamarte mas não atira mais é muito antigo, era do meu bizavô e é uma lembrança que meu pai guarda a muitos anos.Sentir saudades a 3 anos não vou a Custódia, ver a praça totalmente diferente bem iluminada foi legal. Gostaria muito de estar ai para ver o evento quem sabe no proximo ano. Luiz G Siqueira Amaral. Brasilia DF.

Anonymous disse...

Luiz.
Estamos empenhados em fundar o MUSEU HISTORICO MUNICIPAL DE CUSTODIA.Contamos com sua doação de materiais que fizeram a história da nossa cidade.Oportunamente, voltaremos ao assunto
Abrs.
Fernando FLorencio
Ilheus/Ba.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes