domingo, 11 de dezembro de 2011

Nozinho Veríssimo



Cognominado afetivamente de Nozinho, tanto no âmago familiar, quanto no círculo de amigos. Custodiense nato, nasceu em 11 de novembro de 1914, filho de Euclides de Góis Amaral e Maria Tereza Amaral.


Nozinho casou-se com Olindina de Queiroz Amaral. Dessa união, constituiu uma prole de oito filhos, que lhes transmiti o primeiro legado de autoridade, simpatia, carinho e responsabilidade.A sua descendência é pautada pelo seu exemplo de dignidade, trabalho e respeito ao semelhante.

Como cidadão, enveredou no campo político social com o objetivo de defender os destinos de sua terra e dos custodienses. Foi um dos constituintes da Primeira Lei Orgânica Municipal. Foi eleito para o seu primeiro mandato de vereador em 18 de Agosto de 1963

Tomou posse em 15 de Novembro do mesmo ano. Em 20 de Fevereiro de 1967, ficou à frente dos destinos da Câmara de Vereadores de Custódia, como presidente. Defendeu o seu mandato com honradez e trabalho. 

Político incansável na luta pela causa pública, em 15 de novembro de 1982, foi eleito para o seu segundo mandato de vereador. Tomou posse em 31 de janeiro de 1983, terminando seu período legislativo no ano de 1989.

Nozinho foi um vereador politicamente incompreendido por muitos, no entanto, defendia veementemente os direitos dos seus conterrâneos. Também exerceu a função de agente arrecadador da Secretaria da Fazenda.

Viúvo, casou-se com Maria do Socorro Siqueira, companheira que jamais se afastou do cumprimento de suas obrigações matrimoniais, até dar-lhe o seu último adeus. 

No dia 30 de Julho de 2008, despediu-se involuntariamente dos seus entes queridos, parentes e amigos, num vôo eterno, em busca da paz espiritual.

O Sr. Nozinho escreveu seu nome nos anais da nossa história como político que ama a sua terra e o seu povo, deixa com legado o seu exemplo de homem honesto e trabalhador.

Descanse em paz.

*Texto originalmente publicado no Informativo da Câmara de Vereadores de Custódia, edição n° 026 de Setembro de 2008. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes