segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Cristo da Paixão em Custódia-PE 2011



Desde que retornou a Custódia, o ator Humberto Guerra vem a cada novo projeto realizado, mostrando o quanto foi importante para a cidade seu retorno. Atualmente trabalha na Casa das Juventudes, onde ensina teatro entre outras coisas. 

Quando comentou de sua volta, a primeira coisa que me veio à mente foi pensar qual motivo traria de volta uma pessoa, justamente no momento que atingia seu maior destaque na sua profissão de ator, com o papel de “Feliz” na novela Duas Caras, da TV Globo, em horário nobre.



Depois de sua chegada a cultura da cidade não parou de se destacar na região, seus projetos estão tirando jovens da ociosidade e dos vícios. Uma pessoa muito importante e que deu apoio foi a Secretária de Educação do município: Luciara Frazão

Dentre os projetos já realizados pelo ator, destacaria as aulas de teatro com garotos de todas as idades; um Sarau em Praça Pública e um filme chamado ”Bons Amigos”, em fase final de produção.



Sempre é visto em destaque na TV Asa Branca (afiliada da Globo em Caruaru); esteve no programa do Jô Soares ano passado. Esse ano foi um dos personagens em matéria do Globo Repórter sobre Custódia e as obras da Transposição e Transnordestina. 

Sempre está atuando em alguma coisa, na Festa de Padroeiro desse ano, foi um dos convidados no show do músico Almir Mello.



Seu mais ousado projeto O Cristo da Paixão parecia no começo, ser o mais difícil de concretizar, as dificuldades eram enormes, seria necessário muito apoio para retirá-lo do papel. Sua força de vontade, aliada a ajuda da Prefeitura, do comércio local, da Secretaria de Educação, de seus alunos de teatro e de vários voluntários, tornou possível a realização da peça. Um marco na história da cultura custodiense. 

O grande destaque foi convidar o global Thyago Mendonça - parceiro de teledramaturgia, contracenaram juntos na novela Duas Caras – para ser Jesus Cristo. O ator conheceu a cidade antes mesmo da apresentação, veio gravar suas falas dias antes.





O músico Almir Mello e o locutor Fábio Santos da Custódia FM foram responsáveis pela produção musical. A costureira Maria Luzinete, mais conhecida como Neta foi outra grande coadjuvante para realização da peça, confeccionando todas as roupas usadas. Diga-se de passagem, ficaram belíssimas. Por fim, a comissão organizadora da Casa das Juventudes, sua diretora Rosa Pereira Lopes, num total de 120 pessoas. 

A paisagem no centro da cidade mudou de visual, os cenários tiveram produção impecável, com destaque para a Casa de Pilatos (primeiro andar do prédio da CEF), o Bacanal de Herodes (primeiro andar da Câmara Municipal de Vereadores) e o palco para a Ressurreição, situado na quadra da Escola Municipal Ernesto Queiroz. Outros cenários foram antiga Praça Ernesto Queiroz; estacionamento da Câmara e as escadarias da Igreja Matriz.




O primeiro dia de apresentação, dia 23, foi iniciado com uma pequena chuva, mesmo assim, segundo a Polícia Militar, quase 3 mil pessoas acompanharam cena a cena. Foi emocionante presenciar, pessoas que nunca atuaram contracenaram com tanta segurança e força de vontade, mesmo com a adversidade da chuva. São Pedro colaborou da metade para o fim, melhorando assim, ainda mais a visibilidade dos cenários, devido à grande quantidade de guarda chuvas nas primeiras cenas. 

No segundo dia de peça, dia 24, a quantidade de pessoas era bem superior ao primeiro dia. As ruas ao redor da Praça Padre Leão estavam lotadas de automóveis, de várias localidades da região, como: Afogados da Ingazeira, Sertânia, Serra Talhada e Arcoverde.



Mais uma vez a chuva chegou durante a apresentação, mesmo assim o público não arredou o pé. Diferente do primeiro dia, quem tinha visto uma cena e perdeu outra, dessa vez já seguia para o próximo cenário aguardando os atores assegurando uma melhor visibilidade. 

Ao final da Ressurreição no belíssimo cenário instalado na quadra do Colégio Municipal Ernesto Queiroz, o público aplaudiu sem pressa todos os atores e figurantes. Humberto Guerra fez um emocionante discurso, agradecendo à todos sem exceção pela colaboração, mesmas palavras de Rosa Pereira, diretora da Casa de Juventudes.




Não tenho dúvidas de que, a realização da peça O CRISTO DA PAIXÃO, foi um dos maiores acontecimentos culturais que Custódia já teve. Para um primeiro ano de exibição, foram vistos mais acertos do que defeito. Pelas palavras do público, todos ficaram encantados com a qualidade do evento. Tudo indica que não ficará apenas na primeira edição, façamos votos que nas próximas edições, a encenação melhore cada vez mais, pois nosso município tem a partir de agora uma nova data no calendário de eventos. 

Até o próximo ano!!! 

Por Paulo Peterson
Fotos: Fátima Pereira

(*) Todo e qualquer texto publicado não reflete a opinião deste blog. São matérias publicadas que refletem apenas a opinião do autor.

7 comentários:

IGREJAADVENTISTADECUSTODIA-PE disse...

PAULO ESSA POSTAGEM QUE VOCÊ FEZ DA PEÇA O CRISTO DA PAIXÃO FOI ÓTIMA, HUMBERTO GUERRA ESTÁ DE PARABENS, NÃO SÓ ELE MAS TODOS QUE PARTICIPARAM FOI LINDO, MUITO LINDO. COMO VOCÊ COLOCOU ATÉ O PROXIMO ANO!!! VALEU PAULO!!!

Luciene disse...

O Cristo da Paixão - Apesar da chuva, foi uma estréia maravilhosa. Esse é o caminho. É assim mesmo que podemos ajudar nossos jovens. Os quais vivem sendo tentados pelas drogas, violência, prostituição, ilusão por coisas efêmeras, enfim... E o teatro é um meio de preencher esse tempo. Humberto você e sua equipe vão longe. Parabéns!

Anonymous disse...

Até q foi uma apresentação bonita, embora eu ñ tenho visto toda,acho q faltou um pouco mais de organização, pois nem todos conseguiram assistir a todas as cenas.Dificil para os idosos e crianças ficarem se locomovendo de um lugar para outro para acompanahar toda a apresentação.Uma dica, seria um telão, para aqueles com dificuldades de locomoção poderem assistir a apresentação por completo.

francisco alves disse...

Querido Paulo.

Parabens por toda cobertura dessa materia tão importante para todos nós custodienses e claro para o desenvolvimento de nossa cidade. "Custódia"
A PAIXÃO DE CRISTO, parabens a todos os integrantes e ao grande ator "HUMBERTO GUERRA", pois é de pessoas assim que Custódia precisa, pessoas essas que vão buscar conhecimentos para o crescimento da terra que ama, inaltecendo essa que está se tornando cada vez mais, uma bela cidade, fiquei muito feliz em ver na rede globo a nossa cidade sendo mostrada e prestigiada pelo mundo positivamente. Parabens a todos. As postagens do blog ficaram fantasticas.

Abçs
Francisco Alves - Limeira/sp

francisco alves disse...

Querido Paulo.

Parabens por toda cobertura dessa materia tão importante para todos nós custodienses e claro para o desenvolvimento de nossa cidade. "Custódia"
A PAIXÃO DE CRISTO, parabens a todos os integrantes e ao grande ator "HUMBERTO GUERRA", pois é de pessoas assim que Custódia precisa, pessoas essas que vão buscar conhecimentos para o crescimento da terra que ama, inaltecendo essa que está se tornando cada vez mais, uma bela cidade, fiquei muito feliz em ver na rede globo a nossa cidade sendo mostrada e prestigiada pelo mundo positivamente. Parabens a todos. As postagens do blog ficaram fantasticas.

Abçs
Francisco Alves - Limeira/sp

Anonymous disse...

e realmente foi um espetaculo lindo mas dentre umas ads peças mais importantes esta faltando uma que foi o produtor dos cenarios que sequer foi citado nos textos

Criado por: Paulo Peterson disse...

Caro anônimo, cite o nome, que ele será colocado no texto. grato

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes