terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Retomada das Obras da Transposição


Por DCI de olho na Notícia

Teve início a construção das três estações de bombeamento hidráulico do chamado lote 8 das obras de transposição do rio São Francisco. Estas estações, quando estiverem prontas, levarão água para os estados nordestinos de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Ministério da Integração Nacional calcula que cerca de mil postos de trabalho serão gerados no Eixo Norte do Projeto com tais obras. As estações serão feitas nos Municípios de Cabrobó, com 35 metros de altura; Terra Nova, com 55 metros; e Salgueiro, com 90 metros - todas cidades pernambucanas.

O projeto de transposição do São Francisco emprega hoje 3.900 trabalhadores. Até julho do ano que vem serão contratadas 6 mil pessoas. Destas, mil vão atuar no lote 8, sob a responsabilidade das construtoras GDK e Mendes Júnior. A previsão de conclusão dos trabalhos é de três anos. Serão destinados R$ 275 milhões à edificação das estruturas, as quais captarão a água do rio São Francisco no Município de Cabrobó até a cidade de Jati, no Estado do Ceará.

"Sem as estações, não venceríamos os desníveis da região, que chegam a cerca de 170 metros", explicou Augusto Martins, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. Na última semana o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, cumpriu agenda em Salgueiro. Lá, ele assinou o 4º termo do aditivo contratual do lote 12 do Eixo Leste, que compreende os municípios de Custódia e Sertânia (PE). A assinatura do termo permite a retomada das obras do trecho. "O esforço todo é para dar ritmo acelerado ao projeto. Essa obra é prioritária", afirmou Bezerra Coelho. Na ocasião o ministro visitou ainda a frente de serviço de concretagem de canal das obras do lote 3, em Salgueiro, no Eixo Norte. O lote 3 está em ritmo normal de obras e conta com 300 trabalhadores a postos.
PAC

Estão sendo erguidos canais, barragens, túneis e aquedutos para levar a água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A obra, de cerca de 700 quilômetros de extensão, é dividida em 14 lotes, mais 2 canais de aproximação a cargo do Comando do Exército. O Eixo Leste tem 287 quilômetros de extensão e 71% de suas obras já estão feitas; o Eixo Norte, com 426 quilômetros de extensão, está com 46% das obras terminadas.

O Projeto São Francisco é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. É considerado a maior ação estruturante dentro do programa no âmbito da política nacional de recursos hídricos. A ideia é que ele garanta a regularidade do abastecimento de água e o desenvolvimento dos estados mais sujeitos à seca.


Fonte: Sertânia na Net - http://www.sertaniananet.com

1 comentários:

Fabiana disse...

Gostaria de saber como ficou a situação da igrejinha de São Luiz , já que as obras da Transnordestina foram retomadas. Já se tem uma posição se de fato vão demolir a igrejinha?.
Fabiana Melo, estudante de Turismo e patrimônio

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes