terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Diogo Teles no Instituto Ayrton Senna

Diogo Teles junto ao carro de Ayrton Senna

Parceria Instituto Ayrton Senna/Nestlé mobiliza estudantes e comunidades em defesa do planeta.

“Faça sua parte, mude seus gestos e atitudes (...) reutilize, reaproveite, recicle!”; “Tem gente que só fala em sustentabilidade (...) Não basta falar. Temos que achar soluções para o Planeta que pede socorro”. As duas frases estão nas redações vencedoras do ”Concurso Cultural Construindo um Novo Planeta”, realizado pela parceria Instituto Ayrton Senna e Nestlé.

Gabrielly Pinheiro Amaral, de 10 anos, é autora da primeira frase. Aluna em Altamira, PA, do Programa Circuito Campeão do Instituto Ayrton Senna, ela esteve na sede da organização, no último dia 7, para participar da festa de premiação dos vencedores do Concurso. O mesmo aconteceu com Willison Julio da Silva Pereira, de 14 anos, autor da segunda frase e aluno do Acelera Brasil, também do Instituto Ayrton Senna, no Rio de Janeiro.

Depois de um amplo trabalho durante o ano letivo de 2011, que envolveu novos materiais didáticos e de apoio, capacitações presenciais e virtuais para centenas de professores e diretores, cerca de 500 mil alunos atendidos pelos programas de educação formal do Instituto Ayrton Senna, em 20 Estados, vivenciaram concretamente a importância da mudança de atitude frente a si mesmo, ao outro e ao meio ambiente.


Sendo entrevistado pela produção do Instituto Ayrton Senna

A proposta de intensificar a conscientização ambiental por meio dos programas educacionais vai ao encontro da crença de que a educação transformadora ultrapassa a fronteira do aprendizado das disciplinas formais, responsáveis pelas habilidades cognitivas, para ampliar o desenvolvimento do indivíduo capacitando-o com habilidades não cognitivas, ou seja, criatividade, respeito, convivência em grupo, ética, responsabilidade, dentre outras. E assumir para si a preservação do meio ambiente também faz parte desse conjunto de aptidões que transformam uma pessoa em um cidadão co-responsável.

No entanto, não só os alunos foram positivamente impactados pela proposta. Gestores, professores e pais também puderam rever a sua forma de agir no Planeta a partir das experiências compartilhadas com seus alunos e seus filhos, culminando na premiação dos vencedores do Concurso.

"Foi um momento super importante para todo o município. Nós temos que levar as crianças a pensar no planeta. O concurso foi uma grande festa, envolveu todo mundo”, afirmou Francisco Ferreira de Sales, diretor da escola R. C. Sesi Altamira, onde a pequena Gabrielly estuda.

As crianças dos primeiros anos do ensino fundamental também participaram desse aprendizado conjunto, refletido nos resultados da categoria desenho do Concurso Cultural.

O vencedor dentre os alunos do Programa Se Liga, Jairisson José de Souza, 8 anos, de Coruripe, AL, declara: “Fiz o desenho de como vejo o Planeta em que quero viver”. Nada mais significativo do que desenhar e colorir um olho onde está refletido o equilíbrio entre a Natureza e o ser humano.

Para o vencedor do Programa Circuito Campeão, Wesley P. da Silva, 12 anos, de Arraias, TO, tudo pode conviver muito bem, desde que em harmonia, como mostra seu desenho da metrópole ideal, com flora e fauna presentes e o homem fazendo a sua parte, jogando o lixo no lixo.

Protagonistas.“Ao participar do concurso os alunos assumiram o papel de protagonistas não só de sua história, mas também de sua comunidade, uma vez que se posicionaram como cidadãos na defesa da vida, em todas as suas formas e para todos”, comentou a coordenadora da área de Educação Formal do Instituto, Inês Kisil Miskalo.

Ao lado de sua mãe

De acordo com ela, os alunos lançaram mão de conhecimentos específicos que adquiriram ao longo do ano, analisaram suas realidades, formularam ideias, assumiram posições críticas e as transmitiram em textos e desenhos coerentes, repletos de significado e de fácil comunicação. “Essas crianças mostraram que a escola pública tem o poder de educar plenamente, isto é, de desenvolver um ser humano comprometido com valores e conhecimentos, onde os profissionais se comprometem com o sucesso de seus alunos e com o seu desenvolvimento profissional”, concluiu a coordenadora.

Para Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, o concurso foi um marco importante porque mobilizou secretarias de Educação, diretores, professores, alunos e suas famílias em torno de uma causa importantíssima no mundo todo, que é a preocupação com o meio ambiente. “Essa causa só ganha consistência e força se for defendida e propagada por meio de uma educação ampla, íntegra, que leve a um maior autoconhecimento, ao respeito com o outro, com os animais e com todo o meio ambiente.”

Sobre o Concurso.O Concurso Cultural ‘Construindo um novo planeta’, promovido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Nestlé, premiou 12 crianças e jovens de 10 Estados do Brasil. Escolas e professores dos alunos vencedores também foram premiados em evento realizado na sede do Instituto, no último dia 7. A ação mobilizou cerca de 500 mil estudantes e 20 mil educadores de 1.232 escolas distribuídas por 21 estados com a temática meio ambiente e sustentabilidade.

Para participar da competição, os alunos precisavam fazer parte de um dos programas do Instituto Ayrton Senna – Se Liga, Acelera Brasil ou Circuito Campeão – e cursar o ensino fundamental em escolas públicas.

Foram inscritos para o concurso de redação alunos do Acelera Brasil e do Circuito Campeão – 4º e 5º anos – com o tema ‘Quais são suas ideias para um planeta sustentável?’. Já na categoria de ilustrações entraram alunos dos programas Se Liga e Circuito Campeão — 1º ao 3º anos do ensino fundamental —, com o tema ‘Como é o mundo em que você quer morar?’. Os trabalhos foram avaliados por representantes das escolas e das secretarias de Educação e pelo Instituto Ayrton Senna.

Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares de ambas as categorias ganharam prêmios como notebook, bicicleta, aparelho de DVD, câmera digital, material escolar com produtos Senninha e brinquedos e livros educativos. Os professores também foram premiados com notebook, câmera digital, pendrive Ayrton Senna, DVD do documentário SENNA e livro Ayrton Senna. A escola foi premiada com um troféu, réplica do capacete utilizado por Senna, DVD documentário SENNA e o livro Ayrton Senna.

Diogo junto aos pais, da professora e diretor da escola


Seguem os resultados do concurso:


Categoria desenho / Programa Se Liga

1 - Wesley Pereira da Silva - Arraias (TO) 
2 - José Orlando Santos de Sousa - Altamira (PA) 
3 - Diego Teles Mesquita - Custódia (PE) 

Categoria desenho / Programa Circuito Campeão

1 - Jairisson José Gabriel Lau de Souza - Coruripe (AL) 
2 - Vinicius dos Santos Justino - Currais Novos (RN) 
3 - Amanda Medeiros de Souza - Rio Verde (GO) 

Categoria texto / Programa Acelera Brasil

1 - Willison Julio da Silva Pereira - Rio de Janeiro (RJ) 
2 - Lukas Centeno Marcelino - Porto Alegre (RS) 
3 - Joyce Freire Alves da Silva - Petrolândia (PE) 

Categoria texto / Programa Circuito Campeão

1 - Gabrielly Pinheiro Amaral - Altamira (PA) 
2 - Josiele Alves de Freitas - Ponta Grossa (PR)
3 - Layse de Souza Alves - Boca do Acre (AM) 


Sobre a parceria. A educação por uma vida sustentável deve começar na escola, despertando nas crianças e jovens um olhar de curiosidade e responsabilidade sobre o meio ambiente. Acreditando nisso, a Nestlé e o Instituto Ayrton Senna (IAS) uniram expertises para levar aos alunos de escolas municipais e estaduais de todo o País - parceiras do IAS - aprendizagem socioambiental e conscientização sobre o papel de cada um na construção do futuro. O objetivo é sensibilizar o estudante para que ele possa incorporar ao seu cotidiano atitudes mais responsáveis e, ainda, reproduzir o aprendizado para a família e comunidade.

Fonte: Instituto Ayrton Senna

1 comentários:

Anonymous disse...

Esta classificação do menino custodiense Diogo,neste concurso do Instituto Airton Senna, que dentre quinhentos mil estudantes, conseguiu a terceira colocação, faz-me lembrar de outro custodiense que tempos atras, saiu de Custódia para a Marinha de Guerra, e conseguiu também ser o terceiro melhor colocado dentre 523 aprendizes de marinheiros daquela turma.
Terminou em décimo quinto,perdendo alguns pontos, porque saiu na porrada com um cabo aprendiz metido a besta.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

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