domingo, 4 de dezembro de 2011

Câmara de Vereadores homenageia Elpídio Pires


A Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei encaminhado pelo Vereador Gilberto  Nunes Valeriano, homenageando o ex-Vereador Elpídio Pires Ferreira, mais conhecido por Elpídio Pires, batizando com seu nome, uma praça recém construida no Bairro Arnoud Tomaz. O projeto vai agora para sanção do Prefeito. Veja a seguir as justificativas apresentadas pelo Vereador.


JUSTIFICATIVAS

Elpídio Pires, membro de tradicional família do nosso Município, desempenhou papel importante em nossa cidade, contribuindo de forma decisiva com o processo de desenvolvimento político-econômico e social, através das diferentes atribuições por ele desempenhadas.

Seguindo a tradição da família Pires, Elpídio Pires ou Pídio Veio como atualmente é chamado por familiares e amigos mais íntimos, nasceu em Iguaracy e transferiu-se para Custódia ainda criança, para morar com seu tio, Zuzu Pires, importante liderança política da época.

Iniciou suas atividades comerciais quando ainda muito jovem, atuando no ramo de farmácia, tendo recebido da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco o Título de Prático de Farmácia, que significava muito, tendo em vista a carência de profissionais de saúde naquela época, isto em maio de 1957.

O Título de 1º Substituto Preparador de Juiz de Direito da Comarca de Custódia, recebido da Justiça de Pernambuco, em 22 de março de 1947 comprovara a sua capacidade de conciliar e servir ao próximo com justiça e amor.

Todavia, foi a população custodiense quem lhe conferiu o título mais importante, o de Vereador, conforme Diploma expedido pela Justiça Eleitoral em 10 de novembro de 1955. Naquela eleição, foi apurado um total de 3.351 votos, dos quais 130 votos garantiram a eleição de Elpídio Pires para a Câmara de Vereadores.

Elpídio Pires era casado com Alzira de Souza Pires, filha de Samuel Carneiro, com quem teve cinco filhos.

Tendo sido um dos personagens da conturbada política custodiense, da época, Elpídio Pires preferiu mudar-se para a cidade de Cáceres-MT, onde concluiu os estudos dos filhos, dando início a uma nova história, de paz, alegrias, amizades e sucessos, sem jamais esquecer os familiares e amigos aqui deixados.

Por tudo isso, Senhor Presidente e Senhores Parlamentares, encaminho essa justa homenagem àquele que um dia por esta Casa também passou, fez história em nossa cidade e cultivou a paz, o amor e o carinho por onde passou.

Sala das Seções Legislativas, em 04 de novembro de 2011

GILBERTO NUNES VALERIANO
Vereador Projetista

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes