terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Perfil: Adauto Pereira de Souza



Adauto Pereira de Souza, nasceu no Município de Santa Maria do Cabucá, em 06/09/1918. Transferiu-se para Custódia, em 1937, para trabalhar na Usina de Caróa José de Vasconcelos, localizada na Fazenda São Gonçalo, que hoje pertence a Betânia, mas na época pertencia ao município de Custódia. O sr. Adauto fixou residência na cidade de Custódia, após 17 anos de trabalho na usina, onde conheceu a Sra. Josefa Lins com que se casou e teve 10 filhos. Passou a exercer atividades comerciais, no ramo de estivas. Sua participação na política custodiense se deu através de um convite do então “Chefe político” Ernesto Queiroz, para compor a Chapa Majoritária para as eleições municipais de 1955, que tinha como candidato principal o Sr. Luiz Epaminondas Nogueira de Barros, os quais venceram as eleições sem maiores dificuldades.



Depois de dois anos de mandato, o Senhor Epaminondas faleceu, ficando o Governo Municipal sob a responsabilidade do Sr. Adauto, que teve de administrar uma grave crise gerada pela grande seca que se prolongou durante seus dois anos de mandato. De maneira bastante lúcida, o Sr. Adauto relembra que a Prefeitura contava com uma verba repassada pelo Governo Federal, a cada seis meses, mas era insuficiente para fazer qualquer investimento. Relembra ainda, que a Prefeitura contava apenas com cinco funcionários internos, além de dois fiscais de arrecadação, Sr. Francisco Elizeu e o Sr. José Amaral e um professor lotado em cada Distrito. Apesar das dificuldades que o Município enfrentava, como falta de verbas e uma grande seca, o Sr. Adauto ainda pôde realizar algumas melhorias que até os dias de hoje continuam trazendo grandes benefícios, relatados logo abaixo:

- A continuação do calçamento do centro da cidade, iniciada pelo seu antecessor, que engloba as Praças Pe. Leão e Ernesto Queiroz;
- A fundação do Centro Lítero Recreativo de Custódia, do qual foi seu primeiro presidente;
- A construção do prédio onde atualmente funciona a garagem da Prefeitura;
- A instalação da luz elétrica, movida a motor na Maravilha;

Entretando a ação que mais marcou a administraçãdo do Sr. Adauto, foi sem dúvida, o ínicio da construção do Açude do DNOCS. Sensibilizado com o sofrimento devido à seca que se alastrava e a fome que abatia a população mais pobre, o então Prefeito, procurou o Diretor do DNOCS, por intermédio do Deputado José Lopes de Siqueira, para pedir-lhe ajuda, já que havia um estudo para a construção do açude e a referida obra poderia aproveitar a mão de obra da população para iniciar o projeto. Foi atendido e centenas de pessoas foram alistadas para dar início às obras do açude.

Terminado o mandato de Prefeito, o Sr. Adauto não quis continuar na política, segundo seu relato, porque havia ficado desapontado por causa da grave crise enfrentada em seu governo e também porque teria perdido dois grandes amigos, tragicamente, que foram: o então Prefeito Luiz Epaminondas Nogueira de Barros e João Veríssimo. Mais tarde, voltou a fazer política, fundando o MDB, em 1976, lançando como candidato a Prefeito, o sr. Nestor, que teve como adversário Luiz Epaminondas Filho (Luizito), o qual, mais tarde passou a ser seu grande aliado político, com quem dividiu grandes responsabilidades na política mais recente, chegando inclusive, a presidir o PFL, e influenciando nas decisões partidárias.

(*) O texto acima, foi publicado no Jornal da Câmara, na edição nº 009, em abril de 2007. Dentro das comemorações do Centenário de nascimento de Luiz Epaminondas Nogueira de Barros(28/05/1907 – 28/05/2007), a Câmara Municipal de Custódia, por proposta da Mesa Diretora e aprovação de todos os vereadores, através do Projeto de Resolução nº 003/2007, criou a Comenda Luiz Epaminondas Nogueira de Barros (ex-prefeito do Municipio), cujo Centenário de Nascimento foi comemorado na Câmara de Vereadores com Sessão Solene realizada no dia 26/05/2007. Na solenidade, os vereadores fizeram uma justa homenagem ao Sr. Adauto Pereira de Souza, pelos serviços relevantes prestados ao Município de Custódia, numa época sem as mínimas condições financeiras entregando-lhe uma placa com a Comenda.

3 comentários:

Anonymous disse...

Custódia perdeu uma das suas reservas morais.
Partiu ontem para o Oriente Eterno, o Sr. Adauto Pereira de Souza.
À familia, minha solidariedade neste momento de perda irreparável.
Fernando Florencio
Ilheus/Ba

Anonymous disse...

Custódia perdeu, Adauto Pereira de Souza, um ícone da sua história. Custodiense de coração, exemplo de homem público, pai de família e amigo. Cultivou grandes amizades enão fez nenhuma inimizade. Homem discreto, mas de grandes gestos e dotado de muita sabedoria. Todos nós que tivemos o privilégio de fazer parte de sua família, como eu, sentimos orgulho de ter um pai, um tio, um avô, um bisa, um amigo com tantas qualidades. Com a tristeza de sua partida, deixo o nosso carinho e nossa gratidão.
Socorro Costa e Zezinho

Joaquim Belo disse...

O Sr Adauto Pereira de Souza deixa um legado de honestidade, catater e diginidade que deverá ser seguido por os homens públicos. Apresentamos aos seus familiares e toda população à nossa solidariedade.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes